Faz chover...

Laser cria gotículas de água, primeiro passo para a formação de chuvas

Desde que fazendeiros antigos clamavam aos deuses para levar chuva e salvar suas colheitas, os homens ansiam por ter o clima sob seu comando. O sonho agora recebeu um novo impulso, após pesquisadores usarem um poderoso laser para produzir gotículas de água no ar, algo que pode ajudar na formação de chuvas.

Embora nada possa produzir uma chuva a partir de ar seco, a técnica, chamada de condensação da água assistida com laser, pode permitir algum controle sobre onde e quando a chuva cai, se o ambiente for suficientemente úmido.

Pesquisadores demonstraram a técnica em testes de campo após levarem um laboratório de laser do tamanho de uma pequena garagem para as margens do Lago Genebra, na Suíça.

Registros de 133 horas de disparos revelaram que pulsos intensos de luz laser criaram partículas de ácido nítrico no ar que se comportaram como cola atmosférica, ligando moléculas de água e formando gotas, e impedindo-as de evaporarem novamente.

Em segundos, formaram-se gotas estáveis, com alguns milésimos de segundo de diâmetro: pequenas demais para caírem como chuva, mas suficientemente grandes para encorajar os cientistas a avançarem em seu trabalho.

- Ainda não formamos gotas de chuva. O que temos é muito pequeno e leve para cair como chuva. Para formá-la, precisamos de partículas cem vezes maior, que sejam pesadas e possam cair - explicou Jérôme Kasparian, físico da Universidade de Genebra, que publicou o resultado de seus testes na revista "Nature Communications".

Da Agência O Globo
Fonte: Portal Pernambuco.com

0 comentários:

Postar um comentário