Editora L&PM entra com tudo no mercado de livros digitais

Que a era digital veio para ficar, ninguém duvida. E com ela, as tecnologias tornaram-se cada vez mais sofisticadas, a informação cada vez mais rápida, e parece que o tempo cada vez menor. Já não há mercado que resista à onda da digitalização.

Agora é a vez dos livros, que experimentam a transição do papel para a leitura em formato digital. Menor custo e gasto de tempo são algumas das vantagens trazidas pelo novo paradigma. O modelo tradicional, ainda resiste, é claro. Difícil desapegar do velho amigo livro da cabeceira, da biblioteca, da estante empoeirada.

Mas a revolução dos livros digitais, que está instalada em países como os Estados Unidos, chegou ao Brasil e já encontrou seu lugar. Ainda que timidamente, o mercado dos livros digitais tem crescido e já faz parte dos projetos de grandes editoras nacionais, como a gaúcha L&PM.

No último dia 19 de abril, a editora anunciou sua entrada no mercado editorial digital. Mais de 150 títulos já estão à venda nas livrarias Cultura e Saraiva em formato compatível para tablets e computadores.

Na verdade, a L&PM tinha planos de digitalizar grandes obras desde 1999. A ideia era operar em conjunto com uma pequena empresa chamada Digibook, que daria o suporte tecnológico à editora. No entanto, a ideia não prosperou. Os livros digitais foram suprimidos da pauta tecnológica e só tornaram a aparecer anos mais tarde com o recrudescimento do mercado norte-americano para e-books.

Com a nova empreitada, a L&PM tem o objetivo de disponibilizar mais de 400 títulos até o fim do ano e 1 mil títulos em 2012. Entre as obras que já podem ser adquiridas no formato digital estão os cânones da literatura nacional e estrangeira, como Fernando Pesssoa, William Shakespeare, Machado de Assis e José de Alencar. Os preços variam entre R$ 8,00 e R$ 39,00.

Do Portal Uai

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