Quando uma pessoa vai embora a gente não chora

Quando uma pessoa vai embora, se ela é muito querida, a gente começa a sofrer bem antes, é verdade. A gente não sofre como ela sofre, mas a gente sofre também, vendo ou sentindo cada lágrima derramada por ela, porque passamos a nos sentir um pouco mais queridos por estar sendo dignos dessa saudade.

Quando uma pessoa vai embora, temos que pensar para onde ela vai e por que ela está indo. Se ela vai a um lugar legal, cheio que lojinhas interessantes a preço baixo e repleto de paisagens belíssimas para fotografar, a gente arranja desculpas para que ela sempre olhe o lado positivo. Se o porquê de ela estar indo é algo que vai fazê-la bem, vai fazê-la crescer na vida, a gente dá a maior força porque queremos o melhor para a vida dela, não pensando no efêmero presente, mas em todo o seu futuro.

Quando uma pessoa vai embora, ela sai carregada de coisas na mala, no corpo, na alma. Ela leva um pedacinho de cada um de nós, amigos, família; uma lembrança de cada cantinho por onde já passou, aromas, sabores. Tudo com o que já teve contato, desde o dia em que nasceu até hoje, a acompanha. É tudo isso que a compõe, é isso que a preenche. E é por isso que a gente enche tudo de carinho para que, distante, essa pessoa nunca se sinta só, até o dia em que irá retornar para tudo isso, banhada de novos conhecimentos, novas experiências, novas visões, novos projetos. Recheada de coisas para contar para nós, que ficaremos aqui esperando.

Quando uma pessoa vai embora ela começa a pensar no quanto será difícil, desafiador. Só sente saudade, vontade de voltar, sem nem ter chegado ao destino. Mas isso vai ficando pelas nuvens, pelos rios, pelos asfaltos, à medida que as atividades vão chegando, os objetivos vão sendo alcançados e o tempo vai passando. Num instante já vai estar cheia de sorrisos, numa curta contagem regressiva, nos seus últimos dias naquele lugar. Mas será bem antes desse momento que ela irá concluir que valeu a pena, pois ela tem para onde voltar, um porto seguro, um jardim florido. E verá que volta com muito mais bagagem na mala, no corpo, na alma.

Quando uma pessoa vai embora é porque ela é forte, é determinada, e por isso a gente não chora! A gente se reúne, não para se despedir, mas para comer pizza, como um sinal de comemoração, pois sabemos que ela não vai para sempre. O tempo passa rápido e ela logo volta.


Este texto foi escrito para amiga Vanessa, que foi passar 6 meses em Portugal para estudar, mas chorava de dar dó com saudades. É muito amor!

0 comentários:

Postar um comentário