É sua vida! Acerte na jogada


Como era boa a época em que eu era criança! Final de uma tarde de férias, nada para fazer, nenhum lugar para ir... A tecnologia ainda não havia invadido as casas e sempre havia um jogo de tabuleiro para passar o tempo. Dado sobre a mesa, pinos coloridos e um trilha para seguir. Jogue corretamente e chegará ao quadradinho final com êxito, cometa erros e cairá em armadilhas que te atrasarão a chegar ao fim, ou simplesmente te deixarão fora do jogo definitivamente.

A nossa vida é como um joguinho assim. Cada quadradinho é um dia. Os pinos somos nós. Você acorda e sai para colher o seu dia. O que você semeou no dia anterior? O que você está semeando para a eternidade? Sua alma é a parte de você que viverá para sempre. Onde você vai querer estar? É preciso pensar bem, pois “eternidade” é tempo longo, é tempo que não acaba mais... Estamos caminhando para alcançar o final e, chegando lá, não vamos querer olhar para trás e ver que estamos cheios de pendências, pois não haverá condições de voltar.

Nossa vida é cheia de fases. O que determina a passagem de uma para outra é o cumprimento das metas que traçamos voluntária ou involuntariamente. Por exemplo: concluímos o colégio, entramos na universidade, conhecemos outras pessoas, entramos em contato com novas filosofias, novos conhecimentos. Nossa mente muda, nosso corpo muda, nosso estereótipo muda... Conhecemos alguém, desejamos que ela ou ele esteja ao nosso lado para sempre e começamos a investir nisso. E por aí vai... Os ciclos vão sendo concluídos e outros vão se iniciando.

É nesse momento que devemos parar e refletir: o que ou quem está sendo o centro da nossa vida? Para onde estamos direcionando o nosso foco? Será que estamos parando para consultar os planos do nosso supremo criador a nosso respeito? Estamos fazendo tudo no tempo certo, e pela motivação correta?

Não há problema em planejar, como não há problema em lutar pelo que desejamos, mas se os nossos planos não estiverem de acordo com os planos de Deus, provavelmente ele não nos concederá o que pedimos tanto. Pode parecer duro, mas se Deus já falou que não ou se você se sente extremante incomodado com algo, persistir pode ser muito mais frustrante. No final da estrada você se deparará com um muro, e se estiver correndo demais, sem dúvida irá colidir e não será nada agradável. Corremos aqui um sério risco de achar que Deus não nos ama, que se esqueceu de nós, ou que está ocupado demais para olhar para pessoas como nós...

Deus não muda de ideia, nós mudamos... E muito! Deus nunca é infiel, nós somos! Ele nos amou mesmo sabendo de tudo de mau que iríamos ou vamos fazer. E seu amor permanece, imutável! Se não aconteceu algo pelo qual você almejou tanto, ou não aconteceu da forma que você esperava, não foi culpa sua, nem do seu amigo, nem do seu líder, simplesmente você poderia estar empolgado demais com todas as coisas boas, ao ponto de não conseguir parar e ter a sensibilidade ou disposição para ouvir a voz de Deus. A vontade dele é sempre boa, perfeita e agradável, mas nem sempre parece ser, porque quase sempre vai de encontro às nossas perspectivas de vida, às nossas expectativas, à nossa personalidade...

Somos ramo e não videira (João 15: 1-5). A videira é a responsável por produzir os frutos, não os ramos. Haverá um desgaste enorme se invertemos os papéis. Não precisamos dedicar todo nosso esforço e tempo na tentativa de ver algo acontecer o mais rápido possível. Nosso trabalho é estar conectado à videira, por meio de orações, clamando quietos, sabendo que Ele é Deus, sem ansiedade, pois confiamos no seu poder.  A oração não é perda de tempo. Pelo contrário, a falta dela pode de deixar na sala de espera por muito mais tempo.

Portanto, lembre-se sempre: tudo no tempo certo e pela motivação correta. Viva cada quadradinho deste “jogo”, acerte na jogada com louvor, com adoração, com oração. Ele não te deixará cair nas armadilhas. Esteja em comunhão, jamais se isole, jamais se esconda. Você não é o único pino colorido do tabuleiro!  Deixe suas preocupações no altar do seu Deus buscando sempre a presença do Espírito Santo, que é luz, que é o seu oxigênio, a sua energia! Se o seu alvo é Jesus Cristo, você está na trilha certa.

0 comentários:

Postar um comentário