Pr. Márcio Meira*
Com seu jeito brincalhão, o pastor Márcio começou sua palestra exibindo o seguinte vídeo. Assista antes de continuar a leitura:
A frase que se ouviu logo após o vídeo, ainda com as luzes apagadas, e com um sotaque bem paraibano, foi: “Se você acha que aprendeu a tirar o queijo, cuido com a vassourada do céu, viu irmão?!”
Márcio embasou sua palestra no livro de Richard Foxter, “Celebração da disciplina”. Ele pontuou cinco das várias disciplinas que o livro aborda. São elas: confissão; Bíblia; Oração; Jejum; Solitude.
1- Faxina interior através da confissão: consiste em colocar diante de Deus a realidade de quem nós somos. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23) // Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9) // Ter alguém de confiança para também ouvir a sua confissão: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16) // Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23).
2- Ter a Bíblia como base de tudo: a igreja anda muito superficial. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:11). Márcio usou como exemplo o velho desenho de He-Man. A sua espada (que aparecia de repente em suas costas) recebia os poderes de Greyskull e ele recebia força. A Bíblia é a nossa espada e o poder vem de Deus. Nós precisamos usá-la! Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:8)
3- Oração constante no dia a dia: Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:18). As pessoas dizem que não têm tempo para orar, mas se enganam, pois orar poupa tempo e é a tarefa mais importante do nosso dia, além de ser a nossa maior arma espiritual. Uma rotina de oração eficaz exige:
- Estipular horário;
- Ter um lugar habitual de oração;
- Ter um plano de oração;
- Anotar os pedidos e também as orações respondidas;
- Pedir confirmação com texto bíblico;
- Agradecer sempre.
4- Jejum como estilo de vida: II Crônicas 20 - em meio a guerra, um jejum, e o fortalecimento espiritual os levou à vitória.
5- Solitude como desafio espiritual: solitude não é solidão. Esta disciplina é um convite a estar só com Deus, a ter momentos para ouvi-lo. Márcio contou uma história sobre um líder de uma grande denominação, a qual tinha diversas igrejas pelo mundo. Perguntaram-no: “Pastor, seu sucesso é baseado em quê?” Ele Responde que era na oração. Então o questionaram novamente: “Quanto tempo o senhor orou hoje?” E ele foi sincero: “Ah, hoje, cinco minutos.” Todos ficaram perplexos. Ele continuou: “Falei durante cinco minutos, mas fiquei outros 55 só ouvindo o que Deus tinha para me dizer.”
Pode até ser que nós achemos que Deus não fala conosco, que não ouvimos a sua voz, mas o amor dele já foi revelado. E encerrou exemplificando com esse vídeo:
Às vezes Deus deve se sentir assim mesmo...
* Márcio Meira é formado em Teologia, Psicanálise Clínica, Marketing e pós-graduado em Psicopedagogia, MBA Planejamento em Gestão Estratégica e Mestre em Teologia. É o pastor fundador da contagiante Paróquia Anglicana Comunhão há 12 anos em João Pessoa-PB (www.anglicanacomunhao.com.br) e Reitor do Seminário Anglicano Teológico.
0 comentários:
Postar um comentário