Respirando Oxigênio - 23/09

Guilherme Franco*

Guilherme começou falando sobre uma realidade: os cristãos reclamam demais. Reclamam de tudo dentro da igreja! Entretanto, falam muito dos problemas, mas não o resolvem. Deus está nos chamando para resolver os problemas!

Neemias 1: 2, 3 e 4
Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: "Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo". Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.

Neemias poderia ter ficado quieto, mas tomou aquela causa para si. Os cristãos têm o hábito de ver problemas e deficiências no meio onde estão inseridos, mas passam a responsabilidade para os seus líderes e pastores. Deus quer pessoas dispostas para ser usadas por ele. O Evangelho precisa invadir a cidade para mudar a realidade dela!

Moisés foi um homem que se dispôs a provocar uma mudança. Ele estava frustrado com o sofrimento do seu povo. Podemos até não saber o que fazer, mas se estamos frustrados com alguma situação, temos que usar isso como combustível para fazer a mudança acontecer. É só dizer: “Eis-me aqui, Senhor.”, e ele vai nos direcionar.

Guilherme usou alguns exemplos, como o de Bob Pierce (criador da Visão Mundial) e o de Madre Tereza de Calcutá – pessoas que sentiram essa frustração e saíram pra fazer a obra. Madre Tereza disse: “Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor...” Muitos cristãos não conseguem pensar como ela. Em relação à Visão Mundial, hoje cerca de 100 milhões de pessoas em 96 países são abençoadas direta ou indiretamente pelo projeto que nasceu da atitude de Bob Pierce.

A palestra encerrou com uma dinâmica: Gulherme encheu uma bola de festa (balão/bexiga) e a estourou. No auditório, o barulho foi pequeno. Cada conferencista recebeu na entrada um balão igual ao dele. Ele pediu que todos enchessem e estourassem ao seu comando. O barulho foi enorme, estrondoso! Moral da dinâmica: “Nós não imaginamos o que Deus pode fazer através das nossas vidas!”

* Guilherme Franco é seminarista da Igreja Presbiteriana de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes-PE. A fim de mostrar ao Brasil que ministérios de jovens podem e devem ser criativos, atrativos e relevantes no contexto onde estão inseridos, Guilherme idealizou a Conferência Oxigênio, que acontece anualmente. Atraindo pessoas de todo o Brasil, a conferência tem por objetivo principal trazer novos ares às igrejas locais, oxigenando seus líderes e membros, para que juntos, eles possam montar estratégias efetivas para atrair jovens às igrejas, a fim de que eles sejam acompanhados e transformados pelo maravilhoso evangelho de Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário