Respirando Igreja - 24/09

Pr. Armando Bispo*

Qual o papel da igreja? Será que sabemos? Será que estamos desempenhando esse papel? Temos que ter consciência de que não somos alienados, mas fomos resgatados para viver em sintonia com o Criador.

A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, mas o espírito de Deus pairava por cima das águas. (Gênesis 1:2) Oxigênio é o ar que respiramos. A origem da palavra “Espírito” vem do grego “pneuma”, que significa “ar em deslocamento. O Espírito de Deus é nosso ar. Deus criou o homem, soprou nele e o que era apenas pó ganhou vida.

No mundo hoje está faltando ar de qualidade para respirar! Os seres humanos estão transformando ar puro em impuro, benção em maldição. Um exemplo prático disso é o que ocorreu com a cidade paulista de Cubatão. De um lindo vale, tornou-se uma zona industrial super poluída. As pessoas viviam sem qualidade de vida, sem saúde, os bebês nasciam defeituosos, tudo por conta do ar que respiravam. Após muitos esforços da população, algumas empresas foram expulsas da região, e outras medidas foram tomadas. Hoje já respira-se melhor naquela cidade.

A Igreja nasceu da criatividade e da força do vento (Espírito) de Deus. Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Joel estava falando sobre a reconciliação de Deus com Israel. O Senhor havia dado tudo ao seu povo e esta nação falhou ao ponto de não reconhecerem o Messias.

Foi Jesus quem viabilizou a existência da Igreja. Na encarnação do Verbo, Deus soprou o seu Espírito. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (João 20:22). Jesus fez o mesmo gesto que Deus fez na Criação: ele soprou sopre a igreja para criá-la e o derramamento sobre a igreja foi para que ela não se limitasse a templos. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2: 43-47). Havia temor, respeito, reverência; havia manifestações visíveis do poder de Deus; unidade; solidariedade; ajuntamento. A reunião no templo pode significar hoje a reunião numa casa, numa praça... Havia louvor; alegria; testemunho; salvação.

O capítulo 17 de Atos fala sobre a força da Igreja. Precisamos voltar aos sonhos de Deus de quando ele nos chamou. Somos muitos hoje, mas não estamos salgando e nem iluminando. Precisamos considerar a ideia inicial de Deus para a Igreja, despoluir o ar! Nós somos a igreja, portanto precisamos fazer parte da solução! Efésios 5: a obra irá sempre continuar e o ar (o Espírito) vai continuar sendo soprado e nós precisamos fazer parte.

O Pentecostes foi sufocado pela “poluição” de Babel (E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a Terra.- Gênesis 11: 4). Mas Deus continua a querer ter conosco uma comunhão pessoal. Não podemos nos esquecer de que as chaves das nossas vidas foram tiradas da morte e passadas para as mãos do Senhor do Universo!

A síndrome de Babel veio poluindo a igreja ao longo dos séculos. A igreja de hoje se transformou homens e organizações em busca de títulos, de visibilidade. Deixamos de ser protagonistas da transformação para ser meros espectadores, mas o texto de João, no capítulo 5, nos mostra que não é a ideologia que nos faz cidadãos do Reino. Precisamos nos assumir como ministros e sacerdotes, nós temos poder pra isso! A Igreja do sonho de Deus é bem mais do que temos construído. Os mecanismos da pós-modernidade estão amordaçando a Igreja, porém não são os templos que mantêm a Igreja viva, ela deve subsistir de casa em casa.

O plano maior de Deus consiste em fazer de seu filho Jesus soberano no Universo. A estratégia dele para alcançar esse objetivo é a Igreja. E Ele irá conseguir:

- Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Colossenses 1: 18;

- Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, Efésios 1:22;

- A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele. Efésios 3:10-12;

- A cena final: O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: "O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre". Apocalipse 11:15.

Estamos sujeitos a isso:

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, (Isaías 61:1) --> Lucas 4 (a tentação de Jesus) --> Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. (João 14:12)

E estamos sujeitos também a perseguições. Aqueles que perseguem a Igreja não amam o Senhor da Igreja (Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: “Saulo, Saulo! Por que você está me perseguindo?” Atos 22: 7)! O desafio é fazer parte, é trocar os holofotes pelas pequenas lamparinas das casas.

E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. (João 20:22). É possível respirar o ar despoluído que sai da boca de Cristo! Temos que ser parte da Igreja, não criticá-la, ter esperança, juntar-se com quem foi despertado para orar pela demolição de Babel. Areja-nos e renova-nos, Senhor Jesus!


* Armando Bispo é pastor da IBC (Igreja Batista Central) em Fortaleza – CE desde 1983. Tornou-se discípulo de Jesus em 1971 e teve sua formação teológica no Seminário Batista Regular e Grand Rapids Baptist Seminary.

0 comentários:

Postar um comentário