Nunca conheci alguém que gostasse tanto do tema "morte" como um certo amigo que não convém citar o nome. Nos damos super bem, mas nesse assunto ficamos distantes, viramos por alguns instantes opostos que não se atraem, pelo simples fato da forma diferente com que as nossas crenças e a nossa fé foram construídas durante as nossas vidas. Bom, não quero ser jactante, mas comparando-se experiências de vida e colocando na balança a verdadeira felicidade que sentimos, consequentes de atitudes, prefiro as minhas construções. Mas tem gente que é cabeça dura mesmo, ou apenas orgulhosa, ao ponto de achar que o conhecimento humano é mais vistoso e valoroso que as "loucuras" da simples fé no que diz a Bíblia...
Esse queridíssimo amigo me deixa triste por demais ao dizer que a morte agora seria o melhor pra ele e para muitos. Acho que isso não passa de um consolo imediato para quem vive em situação infeliz ou desconfortável, a qual leva mesmo a pensar que viver não vale a pena. Mas quem disse que não vale a pena morrer? Dormir é bom, não é? A morte, inicialmente, nada mais é que um sono muito, mas muito profundo. O problema que é que não é um sono eterno. Uma hora todos seremos acordados. E não, não haverá sonhos nesse sono profundo. Aí é onde entra o que acredito.
Embasarei tudo no Livro dos livros, as Sagradas Escrituras, aquelas milenares, mas tão atuais; aquelas que jamais conseguiram e nem conseguirão eliminar da face da Terra... A tão famosa, misteriosa, intrigante e consoladora Bíblia. Se alguém se diz "cristão", deve crer no que ela diz... Enfim, vamos ao que interessa!
Deus criou o mundo. Logo após, Adão e Eva foram criados do pó da terra e só se tornaram almas/pessoas viventes quando Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida (Gênesis 2:7). O que acontece com esse fôlego? No fim da vida, na morte, aquele pó volta à terra, como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu. É o que está escrito no livro de Eclesiastes, capítulo 12, versículo 7. Portanto, a morte é uma separação entre a matéria e a alma.
Sabemos bem o que acontece com esse pó... E com a alma? Depois que for devolvida a Deus, o que acontecerá com ela? Com certeza, se volta para Deus, ela não fica vagando pela Terra! [Então quem são estes espíritos que andam por aí aparecendo em sessões? São espíritos de demônios (Apocalipse 12:7-9) que se disfarçam de entes queridos que não mais existem para que as pessoas, sensibilizadas, sem esperança, acreditem que, nesta vida, não acaba tudo, há outra vida, há um além. Isto é uma teoria que, inclusive, vem desde o Jardim do Éden. Lá Deus tinha dito ao homem: "Se tocares nesta árvore, certamente morrereis." Então, vem o Diabo e diz: "Não morrereis." Logo, a primeira teoria de que o homem não morre, de que vive outras vidas e que se reencarna, que a alma é ser vivente, nasceu no Jardim do Éden com o Diabo. E ainda persiste.]
Voltando ao sono... Em 1ª Tessalonicenses 4:13 diz: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..” E diz em João 11:11-14, “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono... Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.” No livro de Daniel, capítulo 12 e verso 2 diz: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.” Então não estaremos dormindo eternamente...
Antes de prosseguir, uma pergunta me foi feita por esse amigo, a fim de filosofarmos: será que nesse sono também podemos sonhar e ser levados para algum outro lugar ou realidade? Eu não soube responder! Disse que não acreditava que isso era possível e mencionei apenas Deuteronômio 29:29 (As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre...). Agora sei que deveria ter respondido com o Salmo 146, versículo 4: "Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos." Agora eu que pergunto: é possível haver sonhos sem que haja pensamentos numa mente? Eclesiastes 9: 5-6, "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."
Vamos acordar. Você pode até estar certo dizendo que seria melhor morrer agora. Você deve estar mesmo com muito "sono". Você poderia (ou deveria) se preocupar para onde você irá quando acordar. Quando Cristo voltar alguns ressuscitarão para a vida eterna, outros ressuscitarão para o sofrimento eterno. Aqueles que viveram uma vida em comunhão com Deus, com toda a certeza, receberão a recompensa da vida eterna. E aqueles que nunca quiseram nada com Jesus nesta Terra, com certeza receberão a recompensa pelos pecados. A isto é o que a Bíblia chama de inferno. Quando Cristo voltar, este mundo será completamente destruído, o fogo queimará tudo e o pecado não se levantará pela segunda vez. Portanto, vai existir inferno e vai existir paraíso, somente quando Cristo voltar. Por enquanto, todos os mortos, maus e bons, o sopro voltou para Deus, dormem, e o corpo voltou para a terra e aí permanece.
Infelizmente, há muitas doutrinas conflitantes sobre a morte e a eternidade. Consideremos, brevemente, quatro exemplos de doutrinas humanas que contradizem o ensinamento da Bíblia.
Doutrinas humanas
- A morte é o fim da existência
As pessoas que não acreditam na existência de Deus, obviamente, negam a ideia de vida após a morte. Outros, mesmo entre aqueles que se proclamam seguidores de Jesus, ensinam que os injustos deixarão de existir, quando morrerem. Em contraste, Jesus claramente ensinou que a existência não cessa com a morte (Mateus 22:31-32). O problema fundamental nesta doutrina humana que diz que a existência cessa com a morte, é o erro de não entender que a morte é uma separação, e não o fim da existência da pessoa (Tiago 2:26). As doutrinas de igrejas que negam a existência do inferno não obstante, a Bíblia mostra que o ímpio sofrerá eternamente, separado de Deus para sempre (Mateus 25:41,46).
- A reencarnação
Muitas pessoas estão fascinadas pela ideia da reencarnação, incluindo-se aquelas que seguem religiões orientais, como o hinduismo, e outras que aceitaram a filosofia da "Nova Era" ou os ensinamentos do Espiritismo. A doutrina da reencarnação é que nossa alma voltará, possivelmente centenas de vezes, para viver novamente e para ser aperfeiçoada em consecutivas vidas. A Bíblia não diz nada para provar esta ideia. Em contraste, a Bíblia ensina que morreremos só uma vez. Hebreus 9:27-28 diz: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação". Pense no significado desta afirmação. Se uma pessoa precisa morrer muitas vezes, qual é o valor do sacrifício de Jesus? Teria ele também que morrer muitas vezes? Esta passagem mostra que ele morreu uma vez para pagar o preço de nossos pecados. Note, também, que a ideia de que nossas almas são aperfeiçoadas através da reencarnação é absolutamente oposta à doutrina Bíblica de que somos salvos pela graça de Deus (Efésios 2:8-9).
- O purgatório
A doutrina do purgatório foi propagada pelo catolicismo e sugere que há uma oportunidade depois da morte para sofrer por causa de certos pecados antes de entrar no céu. Esta doutrina diminui o valor do sacrifício de Cristo, que deu a seus servos o dom gratuito da salvação. Não podemos merecer nossa passagem para o céu, nem antes nem depois da morte. Quando a Bíblia fala da situação dos mortos, ela diz que é impossível ao ímpio escapar dos tormentos para entrar no conforto dos fiéis (Lucas 16:25-26). A doutrina do purgatório, simplesmente, não é encontrada na Bíblia.
-Comunicação com os mortos
A prática do Espiritismo e de algumas outras religiões, ao tentar comunicar-se com os mortos, é absolutamente oposta ao ensinamento da Bíblia. Quando o homem rico de Lucas 16: 19-31 pediu que um mensageiro dos mortos fosse enviado para ensinar sua família, Abraão disse que isso nem era permitido, nem necessário. No Velho Testamento, Deus condenou, como abominações, esses esforços para consultar os mortos (Deuteronômio 18:9-12). A consulta aos mortos é ligada à idolatria e à feitiçaria, coisas que são sempre condenadas, tanto no Velho como no Novo Testamento. É, absolutamente e sempre, errado tentar consultar os mortos.
Portanto, querido amigo, ainda gostaria de morrer agora? Se sim, resolva suas pendências com Aquele que recolherá o seu fôlego e o acordará desse sono depois, para que você possa sim encontrar o descanso, a paz, o conforto que você busca. Mas tenha consciência de que isso não está na morte, mas sim na ressurreição em Cristo!
Confesse seus pecados, declare-O como único Senhor e Salvador da sua vida, confesse isso com a sua boca, do fundo do seu coração, desejosamente e reconheça sua condição humana e totalmente dependente Dele, de Sua graça e misericórdia.
Isaías 55: 6 "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."
Agora você poderá me perguntar: por que o título menciona "amor"? Ora, eu não passaria tanto tempo pesquisando sobre um assunto que detesto (morte) se eu não tivesse amor. É puramente 1ª Coríntios 13!
Vire mais algumas páginas e encerre lendo 1ª Coríntios 15.
skip to main |
skip to sidebar
Vamos parar e viver em paz... Cantar, ler, sorrir, aprender...
Translate
- Ainda poetizo... (37)
- Conferência Oxigênio 2011 (9)
- Fotografia (31)
- Jornalista não praticante (21)
- Lis.Música (33)
- Notícias e Variedades (114)
- Página Inicial (2)
- Refletindo... (62)
Brilho de Lis?
Quando o sol debruça seus primeiros raios sobre a superfície da Terra tudo começa a brilhar. É com o brilho dessa luz, o brilho da Estrela da Manhã, que podemos olhar e perceber a beleza do lírios do campo. Lírio; simplificando: Lis, reluzindo a luz da Estrela da Manhã e toda a sua inspiração. Este é o Brilho de Lis.
Tecnologia do Blogger.
Inspiração de "Briho de Lis"
"Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida e o corpo mais importante que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai que está nos céus os dá de comer. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Ninguém pode acrescentar uma única hora à sua vida, por mais que se preocupe com isso! Por que se preocupar com o que vestir? Olhem os lírios do campo como eles crescem: não trabalham, nem fazem roupas para si mesmos, mas eu [Jesus] afirmo que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, se vestiu como qualquer um deles. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que Ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena. Portanto, não andem ansiosos, perguntando: "Que comeremos, beberemos ou vestiremos?"(...). O Pai Celestial sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Ele quer, e Ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não se preocupem com o amanhã, pois ele trará suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." (Adaptado do livro de Mateus, capítulo 6, versos 25 a 34.)
0 comentários:
Postar um comentário