Não há quem faça cara feia para um cheirinho de lavanda no colo da mãe ou para o cheiro de cozinha após a faxina ou de roupa secando no varal. Cada uma dessas situações traz à memória perfumes que fazemos questão de recordar. Por isso, os aromas da nossa casa têm importância e ganham, a cada lançamento do mercado, novos aliados. São eles: difusores, velas, aromatizadores ou mesmo receitas caseiras.
Para a empresária e especialista no ramo Monica Mendes, perfumar a casa é como provê-la de personalidade. “A aromatização de cada ambiente do lar merece uma atenciosa elaboração. Os aromas conversam com você. Eles têm um significado.” Dentre alguns exemplos, ela cita a lavanda: excelente para dormitórios, pois cria um ambiente relaxante. Já o buquê floral de Muguet combina com pessoas românticas e sensuais. “O importante é saber qual a sua intenção no momento de perfumar a casa. Só assim poderá fazer a escolha certa,” reforça.
A demanda por aromatizadores também foi constatada pela arquiteta Maria do Carmo Araujorge, que, ao projetar um ambiente, sugere aos clientes perfumes adequados para cada espaço. “Usamos em banheiros, na sala e no próprio quarto se a pessoa não tiver alergia. A importância é criar uma identidade olfativa”, diz Maria do Carmo, que já usa aromatizadores em mostras de arquitetura há pelo menos cinco anos.
Lavanda, bergamota e uma série de outros cheiros agradáveis ao olfato podem dificultar a escolha quanto ao aromatizador. Os mais populares nesse hall são o alecrim e a lavanda provençal. A aposta é das empresárias Viviane Feijão e Camila Vinagre. A empresa em que trabalham ainda proporciona aromas variados para grandes eventos e festas. “Cheirinho gostoso sempre vai nos trazer a sensação de conforto e bem-estar. É como ‘música’ para nosso olfato”, arremata Viviane.
Um aroma para cada cômodo
Segundo a aromaterapeuta Mayra Castro, óleos essenciais puros ou resinas e ervas puras queimadas em forma de incenso trazem os benefícios que os princípios ativos desses aromas contêm. Como costumam ser mais caros, os aromas sintéticos saem na frente no mercado. Eles podem não trazer os princípios ativos dos naturais, mas proporcionam o mesmo prazer olfativo. “São perfumes que podem despertar sensações e lembranças através de gatilhos olfativos interpretados pelo sistema límbico em nosso cérebro”, explica. Na hora de escolher entre tantos aromas, Mayra indica quais perfumes combinam com cada ambiente da casa: da sala de estar ao quarto do casal. Confira:
- Sala íntima: óleos essenciais de lavanda, capim-limão, bergamota, petitgrain de laranja ou manjerona.
- Sala de estar: óleos essenciais de laranja, mandarina, cravo-da-índia, pimenta-rosa, pimenta-negra, gengibre, canela-da-China, manjericão ou noz-moscada.
- Sala para estudos ou leitura: óleos essenciais alecrim-do-campo quimiotipo canforado, limão ou tomilho.
- Quarto do casal:
Para dormir: óleos essenciais de lavanda, bergamota, laranja, capim-limão, camomila-romana ou pau-rosa.
Para uma noite de amor: óleos essenciais de ylang ylang, patchuli, jasmim, rosa, gerânio, tribulus, cedros, néroli, sândalo, lírio, íris, frangipani ou palmarosa.
Para aliviar a congestão nasal: óleos essenciais de hortelã-do-campo, eucalipto glóbulus, eucalipto radiata, abeto siberiano, espruce canadense ou cipreste.
- Quarto de criança: óleos essenciais de lavanda, camomila-romana ou laranja-pêra.
- Cozinha
Para estimular o apetite: óleos essenciais de manjericão, orégano, tomilho, sálvia, cravo-da-índia, canela, pimenta-rosa, pimenta-negra, cominho, turmérico, erva-doce, anis-estrelado ou noz-moscada.
- Banheiro
Para ficar com cheiro de limpeza: óleos essenciais de alecrim-do-campo, hortelã-verde, eucalipto citriodora, citronela, pinheiro silvestre, cipreste, tea tree ou limão.
Para disfarçar o cheiro de limpeza: óleos essenciais de laranja ou cravo-da-índia
- Escritórios e ambientes de trabalho
Para estimular: óleos essenciais de limão, cipreste, abeto, hortelã-pimenta, eucalipto radiata ou gerânio.
Para aliviar o estresse: óleos essenciais de capim-limão, bergamota, laranja, mandrina, tangerina, erva-doce, funcho, alcarávia, anis-estrelado, lavanda ou pau-rosa.
Receita caseira
Como perfumar a casa sem usar velas aromáticas
Passo 1: Numa panela pequena, leve um pouco de água para ferver em fogo brando.
Passo 2: Adicione à água pedaços de canela em pau (ou pitadas de canela em pó). Se gostar, adicione também cravos-da-índia e cascas de limão, laranja ou maçã.
Passo 3: Deixe ferver pelo tempo que desejar, tendo o cuidado de completar a água da panela
Do Correio Braziliense
Fonte: Portal Pernambuco.com
skip to main |
skip to sidebar
Vamos parar e viver em paz... Cantar, ler, sorrir, aprender...
Translate
- Ainda poetizo... (37)
- Conferência Oxigênio 2011 (9)
- Fotografia (31)
- Jornalista não praticante (21)
- Lis.Música (33)
- Notícias e Variedades (114)
- Página Inicial (2)
- Refletindo... (62)
Brilho de Lis?
Quando o sol debruça seus primeiros raios sobre a superfície da Terra tudo começa a brilhar. É com o brilho dessa luz, o brilho da Estrela da Manhã, que podemos olhar e perceber a beleza do lírios do campo. Lírio; simplificando: Lis, reluzindo a luz da Estrela da Manhã e toda a sua inspiração. Este é o Brilho de Lis.
Tecnologia do Blogger.
Inspiração de "Briho de Lis"
"Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida e o corpo mais importante que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai que está nos céus os dá de comer. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Ninguém pode acrescentar uma única hora à sua vida, por mais que se preocupe com isso! Por que se preocupar com o que vestir? Olhem os lírios do campo como eles crescem: não trabalham, nem fazem roupas para si mesmos, mas eu [Jesus] afirmo que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, se vestiu como qualquer um deles. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que Ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena. Portanto, não andem ansiosos, perguntando: "Que comeremos, beberemos ou vestiremos?"(...). O Pai Celestial sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Ele quer, e Ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não se preocupem com o amanhã, pois ele trará suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." (Adaptado do livro de Mateus, capítulo 6, versos 25 a 34.)
0 comentários:
Postar um comentário