A 16ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade começa na próxima quinta-feira (31), em São Paulo e no Rio de Janeiro, trazendo 92 filmes de 29 países. Entre os destaques do festival deste ano está uma mostra chamada Poesia é Verdade, que apresenta 15 documentários dedicados à vida e a à obra de poetas brasileiros. “A retrospectiva procura apresentar, de forma sintética, uma visão panorâmica da produção documental brasileira que buscou aproximar-se de forma inovadora e anti-mitologizante da produção poética nacional”, disse Amir Labaki, fundador e diretor do festival.
Entre estes filmes está Pan-Cinema Permanente, de Carlos Nader, um documentário feito em 2007 sobre o poeta Waly Salomão, um homem, segundo o diretor, “que acreditava piamente que a vida era um filme de ficção”. Nader disse que o filme começou a ser produzido em 1994 e a intenção inicial era fazer uma história “com Waly e não sobre o Waly”. Com a morte do poeta, em 2003, veio a ideia de retratá-lo num documentário. “Não é muito simples fazer um documentário sobre alguém que acreditava que tudo é ficção”, disse o diretor, à Agência Brasil. Pan-Cinema Permanente venceu a competição brasileira do festival em 2007.
Além de Waly Salomão, a mostra também apresenta filmes que retratam os poetas ou a poesia de Vinicius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Mais do que um “um registro precioso” ou de afirmar-se como um documento histórico sobre a cultura brasileira, Nader diz que o documentário que aborda a poesia como tema é sobretudo um filme, como qualquer outro. “Precisa ter ritmo, estrutura, emoção, ética, estética, ou seja, as coisas que qualquer filme precisa ter”, disse o diretor.
O festival É Tudo Verdade termina no dia 10 de abril. A entrada é gratuita em todas as salas de cinema onde o festival está sendo exibido. A programação do evento e da mostra Poesia é Verdade estão disponíveis no site http://www.itsalltrue.com.br/
Da Agência Brasil
skip to main |
skip to sidebar
Vamos parar e viver em paz... Cantar, ler, sorrir, aprender...
Translate
- Ainda poetizo... (37)
- Conferência Oxigênio 2011 (9)
- Fotografia (31)
- Jornalista não praticante (21)
- Lis.Música (33)
- Notícias e Variedades (114)
- Página Inicial (2)
- Refletindo... (62)
Brilho de Lis?
Quando o sol debruça seus primeiros raios sobre a superfície da Terra tudo começa a brilhar. É com o brilho dessa luz, o brilho da Estrela da Manhã, que podemos olhar e perceber a beleza do lírios do campo. Lírio; simplificando: Lis, reluzindo a luz da Estrela da Manhã e toda a sua inspiração. Este é o Brilho de Lis.
Tecnologia do Blogger.
Inspiração de "Briho de Lis"
"Não se preocupem com a comida e a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida e o corpo mais importante que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai que está nos céus os dá de comer. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Ninguém pode acrescentar uma única hora à sua vida, por mais que se preocupe com isso! Por que se preocupar com o que vestir? Olhem os lírios do campo como eles crescem: não trabalham, nem fazem roupas para si mesmos, mas eu [Jesus] afirmo que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, se vestiu como qualquer um deles. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que Ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena. Portanto, não andem ansiosos, perguntando: "Que comeremos, beberemos ou vestiremos?"(...). O Pai Celestial sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Ele quer, e Ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não se preocupem com o amanhã, pois ele trará suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." (Adaptado do livro de Mateus, capítulo 6, versos 25 a 34.)
0 comentários:
Postar um comentário